13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
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DESIGN E TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: MATERIAL GRÁFICO PARA AUXILIAR ACADÊMICOS DE DESIGN DA UNIVILLE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Letícia Wolf

Projeto Acadêmico

Joinville SC

2018

Tendo em vista que o índice de transtornos de ansiedade têm sido incidente no contexto acadêmico e considerando que a formação no ensino superior têm se mostrado cada vez mais importante devido à atual competitividade e diversidade do mercado de trabalho, desenvolveu-se este projeto de maneira a criar materiais gráficos que pudessem subsidiar o percurso formativo dos estudantes do curso de Design na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no último século, a ansiedade aumentou expressivamente na população humana. Dados divulgados em 2015 pela instituição (2015, web) revelaram que 18,6 milhões de brasileiros viviam com algum transtorno de ansiedade, totalizando 264 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em âmbito acadêmico, um estudo realizado por Baptista (2006) aponta que, de 2319 estudantes entre as áreas Biológicas, Exatas e Humanas, 11,6% sofrem de Transtorno de Ansiedade Social (TAS), sendo a incidência mais comum entre o sexo feminino (12,4%) do que o masculino (7,4%). No que se refere à Transtorno de Ansiedade Social (TAS), acadêmicos que sofrem desse distúrbio, às vezes, acabam não finalizando a graduação por medo do seu desempenho e da avaliação negativa de terceiros, devido à limitação que o transtorno sucede na vida profissional e pessoal do acadêmico (LOURENÇO; PEREIRA, 2012). De acordo com Barlow (1999), o TAS ou Fobia Social (FS), é reconhecido como um problema psiquiátrico crônico associado a um relevante comprometimento funcional, seriamente incapacitante, cujo impacto na qualidade de vida foi bastante subestimado na história. Estudos apontam que a frequência de TAS em universitários é alta, porém por ser um quadro patológico, por vezes ainda não diagnosticado, não existe um controle exato da incidência desse distúrbio nas universidades, visto que os estudantes temem a convivência social e podem desistir da graduação por medo do possível constrangimento e humilhação que podem vir a sofrer diante de uma avaliação negativa. Estima-se que entre 5% e 13% da população apresenta sintomas de fobia social, que podem resultar em diferentes graus de incapacidade e limitações. Nesse sentido, a ideia básica deste projeto foi apoiar acadêmicos acometidos pelo Transtorno de Ansiedade Social (TAS), buscando elaborar materiais gráficos que servissem como apoio aos conteúdos de cada fase do TCC de Design e aos acadêmicos desse curso.

Criação e Desenvolvimento por Letícia Wolf