Impressos Promocionais
Cartazes
Letterpress, the language of touch
Marcos Mello
Oficina Tipográfica São Paulo
São Paulo SP
2018
O cartaz "Letterpress, the language of touch" [70 x 50cm] foi elaborado a partir da ideia de unir o conceito da leitura do braille com a linguagem do letterpress, por meio do uso da fonte digital criada por Kosuke Takahashi: Braille Neue. Letterpress é uma linguagem cuja singularidade na impressão se dá pelo relevo, pelas texturas dos tipos e ornamentos e pelo toque do papel. Como sabemos, por se tratar de um sistema direto de impressão, toda matriz tem contato direto com o papel e essa particularidade pode ser percebida no processo de leitura, seja em um livro ou uma peça artística, seja pelos olhos ou pelo tato. Letterpress é uma linguagem que possui uma rica forma de percepção: a leitura visual, junto à leitura tátil, formam uma diferenciada experiência sensorial. De modo semelhante, a leitura do braile se constitui pela decodificação de seus sinais através do tato. Letterpress, the language of touch! Para a execução do projeto foram especialmente manufaturados os tipos de madeira, tipos de metal (clichês) e os clichês positivo/negativo para o alto relevo do Braille. Foram realizadas 22 entradas de máquina (com tinta) para um melhor registro e encaixe dos detalhes, acrescidas de 6 entradas de alto relevo sobre a impressão do braille. A impressão foi realizada em uma Vandercook Universal III e uma impressora platina adaptada para grandes formatos. Tiragem: 90 unidades.