Identidade & Branding
Branding
ICB – Instituto Casa Bandeirista.
.
BTG Pactual.
São Paulo SP
2018
Concentradas em sua grande maioria nas regiões Sul e Sudeste, as casas bandeiristas são patrimônios que contam a história do Brasil desde o seu descobrimento e promovem a preservação da cultura e a identidade desse período. São Paulo sedia um desses imóveis na Avenida Faria Lima, um dos maiores centros comerciais do país. Em quase 500 anos de história, a Casa Bandeirista viu um bairro rural ser transformado em um dos centros do poder financeiro de São Paulo. Nesse período, foi abrigo de viajantes, residência, centro de triagem de imigrantes e até sanatório. A Casa Bandeirista do Itaim está, hoje, em um terreno privado e, após ser reconstruída, é mantida pelo condomínio Patio Victor Malzoni, sede de grandes empresas como BTG Pactual, Google e África. Em parceria com o condomínio, o BTG Pactual assumiu a responsabilidade de cumprir o último arco no processo de reconstrução: a definição de um fim social para a casa. Foi criado um instituto independente para gestão, que comissionou a FutureBrand São Paulo para o desenvolvimento de um centro cultural no espaço. Assim nasceu o Instituto Casa Bandeirista. A agência foi responsável pelo conceito criativo/curatorial, pelo desenvolvimento da identidade e pela gestão de conteúdo do ICB. Essa vocação de acolhimento, pertencimento, local de passagem e epicentro de convívio social inspirou a brand idea do ICB: “acolher e desbravar novos caminhos para a cidade”.
Thomás Debeus
Mateus Potumati
Amanda Oliveira
Gabriel Miranda