13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Digital

Sites

Site acessível para a empresa Soul Marketing

Willian Amphilóquio

Soul Marketing

Joinville SC

2018

Este projeto contempla o desenvolvimento de um site acessível, a partir de uma reformulação das diretrizes projetuais voltadas ao campo web na empresa Soul Marketing, de modo que sua metodologia interna passasse a ser sensível às necessidades das pessoas com deficiência visual. No site, é possível visualizar alguns recursos de interação que são resultado dessa alteração de abordagem – outros, por sua vez, se encontram escondidos por meio do código de marcação. Há, assim, componentes para personalização, como alto contraste e tamanho da fonte. Uma vez que a navegação da pessoa com deficiência visual ocorre por meio de um leitor de telas, que lê as informações na tela de forma hierárquica, a partir das ações fornecidas por meio do teclado, foi inserido um recurso de âncoras, ou seja, atalhos que conduzem o usuário à opção desejada com mais agilidade, desse modo o leitor de tela não precisa ler informações irrelevantes. Todas as imagens, bem como ícones e selos, que expressam um conteúdo importante possuem uma descrição por meio do recurso de texto alternativo. O estilo em página única também possibilita uma experiência prática, simples e intuitiva. Toda a interface é formatada para o padrão responsivo, de modo a se adaptar aos diferentes tipos de telas, sem perder a coerência das informações e os recursos devidamente aplicados. O site pode ser acessado pelo seguinte endereço: <www.soulmarketing.com.br>.

Willian Amphilóquio (Líder e Designer), Jenifer Ramos (Designer); Fabiane Cristina da Rosa (Gestora - Soul Marketing); João Sobral (Orientador/Doutor em Design); Henrique Sikorski (Programador); Associação Joinvilense de Pessoas com Deficiência Visual - AJIDEVI; Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE; e Soul Marketing