13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Impressos Editoriais

Direção de Arte de Periódico / Peça Isolada ou Série

O que é um corpo capa de revista?

Fernanda Didini

Editora Globo

São Paulo SP

2017

A capa da edição de janeiro da Revista Galileu, analisou a gordofobia: aversão ou repulsa ao corpo gordo. Segundo estudos, esse tipo de preconceito aumentou nas últimas décadas, mas é difícil reconhecê-lo como tal porque geralmente aparece travestido de elogio ou preocupação – afinal, "você tem um rosto tão bonito, por que não emagrece?". A pergunta da capa "O que é um corpo de revista?" em plena edição de abertura do verão instiga a discussão. Por que existe um padrão que é mais explorado? Como isso influência nas escolhas das revistas e propagandas? Como esse bombardeamento de apenas o corpo magro sendo utilizado para representar os corpos atinge às pessoas que possuem outros tipos de corpos? Por que o termo "gordo" é associado a algo ruim e não apenas a uma característica?
 Os especialistas concordam que o peso isoladamente não é indicativo de doença, portanto o corpo ideal para aparecer na capa de uma revista é aquele que você tem.

Direção de arte: Fernanda Didini, Design: Feu e João Pedro Brito, Estagiária: Mayra Martins, Fotografia: Julia Rodrigues, Produção: Beatriz Liranço e Gregório Souza, Maquiagem: Moises Costa