13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Identidade & Branding

Sistemas de identidade corporativa para pequenas e médias empresas (com até 100 funcionários)

Flatbush

BR/BAUEN

Flatbush Community Fund

Goiânia GO

2018

Desenvolvimento de Identidade de marca para Flatbush Community Fund, um fundo comunitário de caridade em Flatbush, Nova Iorque. Flatbush é um bairro americano cuja principal característica é a diversidade, como se espera de um bairro Nova Iorquino. Fundado na década de 60, o bairro atraiu ondas diversas de imigrantes e culturas. Com o passar do tempo e a mudança no cenário econômico gerada pela revolução imobiliária, o bairro passou ser caro demais para os residentes habituais: novos prédios, novas empresas, a comunidade local não era o foco desses novos empreendimentos. Nesse contexto surge o Flatbush Community Fund, uma iniciativa de empresários locais que ao olhar de perto, perceberam o problema e entenderam que uma solução só seria eficaz caso ela partisse da própria comunidade. O desafio do projeto foi, após entender a motivação desse grupo, posicionar a iniciativa de forma consistente e apropriada: FCF é um fundo de caridade que carrega o nome do bairro. Não se tratava de uma marca-lugar, o bairro em sí, e sim de uma marca relacionada ao lugar, o que eliminou das possibilidades fazer relação direta à pontos de referência físicos da cidade, como acontece em alguns casos de marca-lugar, caso isso acontecesse deveria ser de forma não restritiva ou convencional como nos casos conhecidos. Considerando a atuação do fundo, a forma como eles lidam com levantamento de fundos através de campanhas, e o contexto de diversidade cultural, concluímos que: a identidade não poderia contar com representações simbólicas a fim de evitar má interpretação por tal diversidade de repertórios na comunidade. O segundo ponto é necessidade de ser caracterizar "mutante" para que as campanhas sazonais recorrentes tivessem uma clara e coesa identidade, uma sólida base visual para a eventual variação ao longo dos anos.

Direção de Design: Rodrigo Francisco
Design: Rodrigo Francisco, Murilo Pascoal, Verônica Sauthier
Agência: Brandify