13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Identidade & Branding

Sistemas de identidade corporativa para grandes empresas (com mais de 100 funcionários)

Omelete

Rodrigo Maroja

Omelete Company

São Paulo SP

2017

O antigo logotipo possuía uma série de características que deveriam servir como ponto de partida para o redesenho da marca. O uso das minúsculas era marcante, assim como a letra t, na qual a haste se estende apenas para o lado direito. Além disso, as letras o e e, dialogam com o formato arredondado do ovo. O ovo que, por sua vez, deveria continuar como elemento “escondido” no espaço interno do o. Para a solução do ovo desenhado no espaço interno do o, a letra foi levemente ajustada nas suas curvaturas para harmonizar com a forma do ovo sem perder a relação estética com as demais letras do conjunto tipográfico. A letra o com o ovo dentro, isolada do logotipo, funciona como um símbolo, um selo, que pode ser utilizado sempre que seja necessário marcar a presença do Omelete em situações que não seja possível o uso do logotipo principal. Já o ovo desenhado no interior do o também pode ser utilizado isoladamente em casos muito específicos e pré-determinados como, por exemplo, na nota das análises críticas. Pela necessidade de um sistema de identidade abrangente, a nova marca foi desenhada a partir de uma família tipográfica que, ao ser utilizada como extensão desse sistema de identidade, amplia exponencialmente a força e a eficiência da integridade visual, proporcionando uma unidade comunicativa extremamente poderosa. O sistema de identidade visual multi-plataforma de uma marca que produz um conteúdo diversificado e está presente em esferas que ultrapassam a produção desse conteúdo, necessita de um repertório de elementos gráficos que vão muito além de uma família tipográfica e uma paleta de cores. No caso do Omelete, o mote da criação do nome, que vem da ideia de “omelete cultural”, foi a inspiração para desdobramentos visuais que ajudaram a criar uma unidade comunicativa forte e capaz de amarrar todas as esferas onde a marca está presente. A família de pictogramas são representações dos temas que fazem parte do universo da marca, como cinema, séries de tv, livros, hqs, música e vídeos. São os ingredientes do omelete cultural. O ovo também foi incluído no set. As cores institucionais da marca, o preto e o amarelo, foram mantidas pois já estão estabelecidas como parte integrante da identidade visual.

Rodrigo Maroja