13ª
Bienal
Brasileira
de
Design
Gráfico

Impressos Editoriais

Projeto Gráfico de Livro de Ficção e Não-Ficção

Domingos da Criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação

Cataldo Design

Instituto Mesa

Rio de Janeiro RJ

2017

formato fechado 21 x 27cm | formato aberto 42 x 27cm miolo: 144 páginas em Eurobulk 150gr | full black + verniz 144 páginas em Polen bold 90gr | 1 x 1 cor (preto) capa: flexível full black + pantone, laminação fosca e verniz reserva guarda em papel offset com impressão full black frente tiragem 1.000 exemplares Arte, educação, festa ou manifestação, tudo isso e nada disso. Situando-se em meio às mudanças radicais na arte e cultura dos anos 60 e 70, no auge da ditadura militar, os Domingos da Criação, organizados pelo crítico e curador Frederico Morais, em 1971, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), como coordenador dos cursos, eram exercícios experimentais de todos os sentidos; acontecimentos muito vivos e ligados ao espírito experimental da época. Os seis happenings que integraram os Domingos - Um domingo de papel (24 de janeiro), O domingo por um fio (7 de março), O tecido do domingo (28 de março), Domingo terra a terra (25 de abril), O som do domingo (30 de maio) e O corpo a corpo do domingo (29 de agosto) - envolveram artistas como Antonio Manuel e Carlos Vergara, assim como muitos outros trabalhando em várias modalidades criativas como o diretor de teatro Amir Haddad e os dançarinos/coreógrafos Klauss e Angel Vianna. Os materiais empregados foram doados por indústrias e colocados à disposição do público, que com eles exercitava livremente sua criatividade. Os eventos atraíram milhares de pessoas, aparecendo regularmente nos jornais da época. Ainda assim, há pouca pesquisa e publicações sobre essas histórias.

Coordenação, Pesquisa e Edição
Jessica Gogan

Colaboração
Frederico Morais

Produção
Sabrina Curi

Textos
Frederico Coelho, Frederico Morais
e Jessica Gogan

Projeto gráfico e diagramação
Adriana Cataldo I Cataldo Design

Impressão
Ipsis